Pular para o conteúdo

Cuidados com o Zika Vírus e Dengue na gravidez

O verão, época de calor, férias do trabalho e muita diversão, está chegando! É uma ótima notícia, não é mesmo? No entanto, como todos sabemos, esse também é um período de muitas chuvas e acúmulo de água, que favorecem a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, vetor de doenças como o zika vírus e dengue.

Para grávidas ou para quem está tentando engravidar, o risco é ainda maior, já que foi comprovado que o zika vírus pode causar malformações no bebê, como a microcefalia, uma condição neurológica que causa cérebros menores e consequentes problemas no desenvolvimento da criança.

Está grávida ou planejando engravidar? Continue lendo para saber como se prevenir contra essas doenças!

O que são zika vírus e dengue?

São vírus transmitidos pelos mosquitos da espécie Aedes aegypti e Aedes albopictus, sendo este último é mais comum em áreas florestais e menos propenso a agir no meio urbano. São animais de hábitos diurnos e que se reproduzem em criadouros de água limpa e parada. Além disso, seus ovos são extremamente resistentes e podem resistir por até um ano inteiro, antes de eclodir.

No caso do zika, o vírus também pode ser transmitido por sexo desprotegido. Por isso, a utilização de métodos de barreira — a camisinha — é essencial para garantir a segurança do bebê.

Os principais sintomas da dengue são dores musculares, atrás dos olhos, cansaço, mal-estar, febre e manchas avermelhadas pelo corpo. Os sinais que indicam o acometimento pelo zika vírus são muito semelhantes, mas também incluem vermelhidão nos olhos e calafrios intensos.

Quais são as complicações que essas doenças podem causar ao feto?

Infelizmente, os maiores afetados por essas doenças são os fetos. Os vírus conseguem, muitas vezes, atravessar a placenta e atingir a corrente sanguínea da criança. Embora os danos sejam maiores no início da gestação, bebês mais formados também podem sofrer graves consequências.

No caso da dengue, estudos mostram que a presença do vírus pode acarretar problemas como a ocorrência de partos prematuros, hemorragias durante o nascimento e até casos de aborto.

Já no caso da zika, as pesquisas comprovam que o feto pode ter microcefalia e outros problemas encefálicos, como defeitos no sistema nervoso central e periférico, além de risco de aborto.

Problemas causados pelo Zica Virús em grávidas

Com o noticiário tomado por notícias sobre o aumento de casos de dengue, febre chikungunya e infecção por zika vírus, aumentam as preocupações com a saúde, especialmente das crianças. Entretanto, as preocupações se tornaram ainda maiores quando começaram a aparecer inúmeros casos de microcefalia em bebês cujas mães tinham tido sido contaminadas pelo zika vírus durante a gestação.

Ainda não há tratamento que traga a cura da microcefalia, uma condição neurológica cujo sintoma mais evidente é o tamanho menor da cabeça e do cérebro do recém-nascido. Esse tamanho reduzido traz implicações, em maior ou menor grau, para o desenvolvimento da criança, que passa a necessitar de atendimentos específicos para se desenvolver e ter qualidade de vida.

Confirmada a relação entre o zika vírus e a microcefalia — e diante das implicações que ela pode trazer para os bebês —, uma pergunta exige resposta imediata: como se prevenir da contaminação pelo zika vírus?

Como prevenir a Dengue

Coloque telas nas janelas

Nem sempre é possível manter todas as portas e janelas fechadas, principalmente, durante a época de calor. A colocação de telas evita que os mosquitos entrem em nossas casas ao mesmo tempo em que permite que o ar também circule.

Use mosquiteiros

Famosos no passado, os mosquiteiros foram, pouco a pouco, caindo no esquecimento da população. No entanto, eles são uma ótima maneira de evitar as picadas, especialmente para as crianças.

Não descuide do repelente

De diversas composições — químicas ou mais naturais, como o óleo de citronela ou Neem — os repelentes podem ser utilizados por crianças a partir dos seis meses e são essenciais para garantir a segurança das gestantes.

Priorize roupas compridas

Pode parecer difícil utilizar esse tipo de peça durante o verão, mas tente usá-las sempre que possível, já que elas dificultam o acesso do mosquito à pele. Prefira tecidos leves, claros, arejados e confortáveis.

Evite a proliferação do mosquito

O método mais eficiente para a prevenção é, sem dúvidas, evitar que os mosquitos completem o seu ciclo. Por isso, devemos evitar o acúmulo de água em nossas casas e alertar toda a vizinhança, conscientizando-os para que façam o mesmo.

Agora que você sabe tudo sobre a prevenção do zika vírus e dengue durante a gestação, não deixe de tomar todas as precauções para não ter problemas com o mosquito transmissor e fazer os exames periódicos. A batalha contra essas doenças está em nossas mãos!

O que fazer para se prevenir do zika vírus

Sabe-se que o principal meio de contaminação pelo zika vírus é a picada do mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito, uma vez que tenha picado uma pessoa contaminada, é capaz de trazer consigo o vírus por toda a sua vida. Aí é só picar pessoas sadias para o vírus se espalhar.

O ideal seria poder nos livrarmos de todos os mosquitos dessa espécie. Contudo, por mais que você cuide de seu quintal e tome todas as providências para evitar a proliferação desse inseto, não dá para garantir que todos farão o mesmo, não é verdade? Então, o jeito é evitar, a todo custo, o contato com o mosquito.

Saiba o que você pode fazer para se prevenir do zika vírus e das demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti:

Use repelentes

Existe uma infinidade de repelentes: em creme, em spray, especiais para bebês etc. A boa notícia é que todos os repelentes aprovados pela Anvisa são adequados para o uso pelas gestantes. Apenas fique atento para algumas recomendações: usar o produto, no máximo, três vezes por dia, lavar as mãos após a aplicação e não aplicar próximo dos olhos, boca, nariz e região genital.

Algumas pessoas têm o costume de fazer o seu próprio repelente, a partir de álcool e cravo-da-índia. No entanto, ainda não foi comprovada a eficácia dessa solução. Também não existem testes conclusivos para os repelentes à base de citronela existentes no mercado. São considerados eficientes os repelentes à base de DEET, icaridina e IR3535.

Só não esqueça de usar o repelente sobre as roupas. Você pode, também, lançar mão dos inseticidas elétricos.

Use roupas claras

O Aedes aegypti tem fotofobia (aversão à luz), então usar roupas claras vai mantê-lo distante. Outra dica é usar calça e camisa de mangas compridas, para diminuir a exposição da pele.

Instale telas de proteção e mosquiteiros

Instale telas em todas as janelas da casa e mantenha as portas fechadas. Mosquiteiros sobre a cama vão mantê-lo distante de mosquitos enquanto dorme.

Evite se expor em áreas externas

Evite frequentar áreas abertas, como parques e jardins. Locais com presença de vegetação facilitam a proliferação do mosquito. Pelo mesmo motivo, prefira ficar em ambientes fechados pela manhã e à tardinha.

Além de todos esses cuidados, não deixe de fazer aquela inspeção minuciosa, no mínimo a cada sete dias, em seu quintal, em busca de possíveis focos do mosquito, eliminando qualquer espaço onde possa juntar alguma quantidade de água.