Durante a gravidez, sempre alguém pergunta como será o nome do bebê. Sempre terá alguém para opinar em um nome para o seu filho e terá até aqueles que não vão gostar da sua escolha. Isso é normal e escolher o nome do bebê pode ser uma tarefa simples, mas também pode ser uma tarefa complicada.
Afinal, as opções são inúmeras. A dica principal é não pedir opiniões demais. O ideal é que seja uma escolha entre o seu companheiro e você. Depois, quando a decisão estiver tomada, você comunica aos demais.
[rock-convert-cta id=”3381″]
Mas, se você ainda não sabe como escolher o nome do bebê, nesse artigo você encontrará um bom conteúdo para te ajudar. Abaixo você vai saber mais sobre a importância do nome, os cuidados que você deve ter, o que levar em consideração e muito mais. Não deixe de conferir e boa leitura!
Como escolher o nome do seu filho: a importância do nome do bebê
Escolher o nome do bebê é uma das decisões mais importantes que os pais possuem com a chegada de um filho ou de uma filha. Alguns se planejam e já sabem o nome durante a gravidez. Outros acham essa tarefa extremamente complicada.
O nome do bebê é uma marca que ele vai carregar para a vida inteira, podendo significar positividade para a vida da criança. Porém, dependendo do nome, também pode trazer negatividade e conflitos.
Muitas pessoas acreditam que o nome reflete na personalidade da criança e como ela será quando crescer. Por isso, é fundamental levar em conta vários fatores antes de escolher o nome do seu filho ou filha.
Antes de decidir, é necessário que você faça perguntas como:
- Meu filho gostaria de ter esse nome?
- Ele se sentiria constrangido com esse nome?
- Meu filho iria se orgulhar de ter esse nome?
Para ajudar você nessa tarefa, continue acompanhando o artigo e saiba quais cuidados você precisa ter ao escolher o nome do bebê.
Cuidados ao escolher o nome do bebê
O nome precisa ter um significado importante
Pense bem. Esse é o nome que o seu filho carregará para toda a vida. É preciso que ele seja positivo e que passe uma boa impressão para as pessoas. Além disso, o nome também reflete em como os pais imaginam a criança futuramente. Pense por esse lado e escolha um nome de acordo com as qualidades e estilo que você espera que o seu filho tenha.
O nome precisa combinar com o sobrenome
Quando pensar em um nome, o pronuncie em voz alta diversas vezes junto com o sobrenome para ver como ficará a combinação. Também é importante verificar se terá ou não redundância. Fernando Fernandes, por exemplo, pode não ser uma boa escolha.
Considere a grafia
Você gostaria que o seu filho precisasse ficar corrigindo o tempo todo a forma como o nome dele é escrito? Se não, repense e escolha um nome fácil para o seu filho. Lembre-se: um nome fácil não precisa ser um nome comum.
É necessário homenagear alguém da família?
Considere se é realmente importante homenagear alguém da família ou um conhecido. O significado do nome é agradável para você? E não se preocupe. Essa é uma decisão sua. Você não precisa escolher um nome por pressão familiar. Se for realmente necessário, esse nome pode ser colocado como o do meio.
O que levar em conta ao escolher o nome do bebê
A escolha deve ser do casal
Essa é uma das primeiras decisões que o casal vai precisar tomar de comum acordo. Por isso, é importante que não seja decidido com pressa. É preciso que o casal escolha um nome que agrade a ambos.
Caso um dos dois não goste de um nome, descarte a opção. Há uma infinidade de nomes. Vocês vão conseguir encontrar um que seja bom para os dois. Outra opção para agradar a ambos, é escolher um nome duplo.
Separe um tempo apenas para decidir o nome do bebê
Como falei anteriormente, não adianta decidir o nome do bebê com pressa. Mesmo quando a gravidez estiver avançada, não se preocupe. Reserve o tempo que for necessário para escolher o nome do seu neném. E o mais importante: não se sinta pressionado. Cada casal tem o seu tempo.
Pesquise sobre o assunto
Alguns pais querem homenagear alguém influente e conhecido. Mas antes disso, a melhor opção é pesquisar sobre o assunto. Dessa forma, o casal tem como escolher um nome que represente o valor de ambos.
Nomes atemporais
Muitas pessoas escolhem determinado nome para o bebê apenas porque tal nome está na moda. Será mesmo que essa é a melhor opção? Pense no futuro do seu filho e o que o nome representa para você. Uma dica é pesquisar o significado do nome para conferir se essa realmente é uma boa escolha.
Afinal, a tendência passa, mas o nome do seu filho vai continuar.
Quem deve decidir o nome do bebê
Como expliquei, o nome do bebê deve ser decidido pelos pais. Obviamente que o casal pode aceitar sugestões de amigos e familiares. Mas vocês não devem se sentir pressionados em escolher um nome só porque outra pessoa quer. A decisão deve ser unicamente de vocês.
Vale ressaltar também que os pais precisam entrar em um acordo. Nessa parte, é importante que não haja caprichos. O bom senso é fundamental. O casal precisa concordar e gostar do nome escolhido.
Como funciona o registro no cartório
O Registro de Nascimento é um documento que consta todas as informações sobre o nascimento da criança. É o primeiro documento que a criança tem ao nascer. Abaixo você confere algumas informações sobre esse assunto.
Por que é importante registrar o nascimento do bebê?
O registro de nascimento permite que a criança tenha uma identidade. Com o registro civil de nascimento, a criança vai poder exercer seus direitos, como:
- Ser matriculado na escola;
- Participar de programas sociais;
- Trabalhar com carteira assinada;
- Votar;
- Casar;
O que é necessário para registrar uma criança?
Declaração de Nascido Vivo que é dada pelo hospital/maternidade em que a criança nasceu. Caso o parto tenha sido em casa, a declaração é feita pelo médico que prestou assistência.
Documentos pessoais para identificar a pessoa declarante. Pode ser RG, carteira profissional ou certidão de casamento, caso os pais sejam casados.
E se o parto for feito sem médico, em casa?
A Declaração de Nascido Vivo deve ser preenchida pela Secretaria de Saúde ou pelo próprio cartório. É necessário a presença de 2 testemunhas maiores de idade que tinham conhecimento do parto. Se a parteira for conhecida, ela também deve estar presente.
Em qual cartório registrar a criança?
Os responsáveis ou pais da criança podem registrar em um cartório do local onde o bebê nasceu, até quinze dias depois de nascida. Se preferir, o registro também pode ser feito no lugar onde os pais residem.
Espero que vocês tenham entendido todo o processo para escolher o nome do bebê. Mais uma vez ressaltando: a escolha deve ser uma decisão dos pais, sem pressão, sem pressa e sem caprichos.
Além disso, não esqueça da importância de registrar o seu filho após o nascimento. Como explicado, essa é uma forma de garantir os seus direitos enquanto criança e depois de adulto também. Até mais!