Sugar para se acalmar usando chupeta ou dedo. Essa é uma mania tão comum nos bebês, que alguns o fazem quando ainda estão no útero da mamãe, protegidos. Ou seja, se mesmo nesta situação que, em geral, é reconfortante para o bebê, por que ele não teria o impulso de sugar mesmo após nascer?
Vamos comparar os dois hábitos e solucionar a pergunta que aflige mães, pais, avós, tios e os padrinhos: chupeta ou dedo: qual o pior hábito? Veremos vantagens e desvantagens de cada mania e outras comuns às duas.
Chupar Dedo
Vantagens de Chupar Dedo
Segurança
Os dedos estão disponíveis, pois não caem no chão, estão sob o controle da criança e não são presos na roupa de maneira que pode ser perigosa para o bebê, como acontece com a chupeta
Hábito espontâneo
Este é um hábito espontâneo dos bebês e geralmente vai embora sozinho ao redor dos 4 ou 5 aninhos, quando as crianças encontram outras maneiras de se reconfortar. Por isso, os papais devem ficar atentos para evitar ansiedade nos bebês. Alguns brinquedos ou calorosos abraços deixam o bebê se sentindo seguro.
Desvantagens de Chupar Dedo
Falta de situações reconfortantes
No caso da ausência de situações reconfortantes, os bebês mais ansiosos acabam chupando o dedo. O medo de dormir sozinho também pode fazer a criança chupar o dedo à noite por muitos anos.
Mais difícil de abandonar
É mais difícil abandonar o hábito, pois enquanto o bebê não pega a chupeta sozinho, o dedo é levado à boca mesmo dormindo.
Chupar Chupeta
Vantagens de Chupar Chupeta
Acalma o bebê
Se o bebê chora muito e só para quando suga os mamilos ou a mamadeira, a chupeta pode ser um jeito eficiente de acalmá-lo. Mas tal hábito deve ser substituído com o tempo por outras maneiras dele parar de chorar.
Prevenção de morte súbita
Estudos apontam que a chupeta ajuda na prevenção da “morte súbita infantil”, condição que causa morte de bebês até 1 ano.
Entretanto, não force o bebê a chupar chupeta por causa dessa relação. Medidas como: pôr o bebê para dormir sempre de barriga para cima, usar colchão firme e menos cobertas, são eficientes.
Desvantagens de Chupar Chupeta
Otites
Usar frequentemente a chupeta pode causar otites. A chupeta aumenta as chances de infecções irem da boca em direção ao ouvido.
Dificuldade nas mamadas
Certos especialistas acreditam que a chupeta confunda bebês que mamam no peito dificultando o ato de “pegar” o mamilo. O tempo com a chupeta na boca reduzia o tempo que os bebês passam sugando o peito, comprometendo a produção de leite.
Porque chupar dedo ou chupeta faz mal?
Alterações anatômicas
Chupar dedo ou chupeta estimula o crescimento anormal e alteração no desenvolvimento do céu da boca. Mas se a mania passar até os 3 anos, as alterações regridem.
Necessidade de usar aparelho
Estender o hábito até trocar os dentes de leite fará com que, no futuro, a criança tenha mais chance de precisar de aparelho ortodôntico.
Alterações na fala
Especialistas acreditam que tanto a chupeta quanto o dedo podem interferir no desenvolvimento da fala em crianças de 3 a 5 anos, principalmente, naquelas que mantinham o hábito por, pelo menos, 3 anos.
O hábito mais prejudicial
Avaliando todas as situações acima, podemos chegar à conclusão de que chupar o dedo é ligeiramente pior, por haver mais desvantagens com relação a ele. No entanto, como cada bebê é único, o pediatra do seu filho poderá dizer qual hábito será mais prejudicial a ele especificamente.
Dicas para tirar do seu filho o hábito de chupar chupeta ou dedo
Saiba que o impulso de sugar é natural para bebês ajudando a acalmá-los. Logo, sugar chupetas e dedos é quase inevitável para eles.
Se o bebê não acalma sem a chupeta, limite seu uso, reservando apenas para momentos críticos, como na hora de dormir. Nunca molhe a chupeta em mel ou açúcar. Isso pode causar cáries e estimular o hábito por causa do gostoso sabor adocicado. Tente eliminar ambos os hábitos por volta do primeiro aninho do bebê.
Agora que você conhece tudo sobre benefícios e malefícios de sugar chupeta ou dedo, gostaríamos de saber sua opinião a respeito, deixe-a nos comentários.