No Brasil, o governo oferece um benefício específico para as pessoas de baixa renda, chamado de aposentadoria da pessoa de baixa renda. E aqui você vai entender exatamente como ele funciona, se você tem direito e como solicitar.

Garantia de renda mínima

A aposentadoria da pessoa de baixa renda é uma forma de garantir uma renda mínima para aquelas pessoas que não têm outra fonte de sustento. Isso pode ajudar a evitar situações de pobreza extrema e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

Contribuição para a economia local

Com uma renda garantida, as pessoas que recebem a aposentadoria da pessoa de baixa renda podem contribuir para a economia local, ao adquirir bens e serviços essenciais para sua sobrevivência e bem-estar.

Beneficios do Programa

Segurança financeira na terceira idade

Para as pessoas que já estão na terceira idade, a aposentadoria da pessoa de baixa renda pode ser uma forma de garantir uma segurança financeira em uma fase da vida em que é comum enfrentar dificuldades financeiras.

Benefício para toda a família

Muitas vezes, a pessoa que recebe a aposentadoria da pessoa de baixa renda é responsável pelo sustento de uma família inteira. Nesse sentido, o benefício pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a família.

Incentivo à formalização do trabalho

aposentadoria da pessoa de baixa renda pode ser vista como um incentivo para que as pessoas que trabalham informalmente busquem a formalização do trabalho e contribuam para a Previdência Social.

Em resumo, a aposentadoria da pessoa de baixa renda é um benefício fundamental para garantir uma renda mínima para as pessoas que mais precisam, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, a segurança financeira na terceira idade e o incentivo à formalização do trabalho.

Como começar – Baixe o Cadastro Unico

Para conseguir esse beneficio, a primeira e mais importante coisa a se fazer é o cadastro Unico. O cadastro é indicado para as famílias de baixa renda, no entanto é necessário cumprir algumas exigências, que são basicamente:

  • Que tenham renda mínima de até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • Que tenham renda de até 3 salários mínimos mensal na soma da renda de toda a família.

Cadastro Único tem como principal objetivo facilitar a vida dos Brasileiros em situação de vulnerabilidade social na hora de solicitar um benefício.

E para facilitar ainda mais todo o processo e acompanhamento do benefício, o Governo criou o aplicativo CadÚnico que oferece inúmeros serviços aos beneficiários.

Sendo assim, não deixe de baixar o aplicativo e tenha acesso aos benefícios do Governo disponíveis e saiba para qual deles você pode fazer a solicitação.

[button url=”https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meucadunico&hl=pt_BR&gl=US&pli=1” blank=”false” id=”btn-brius-1717203088573″]Baixar o CadUnico[/button]